Evangelhos que não entraram na Bíblia.

O Evangelho dos Ebionitas
O cristianismo primitivo estava cheio de numerosas seitas. Muitos deles existiam há mais de algumas centenas de anos. Os ebionitas foram uma dessas seitas, que duraram do segundo ao quarto século. Eles mantiveram muitos costumes e tradições judaicas, mesmo depois que a maioria dos cristãos não o fez. Eles também discordaram dos aspectos fundamentais da filosofia cristã mais ampla. Notavelmente, a maioria dos cristãos considerava Deus como parte de uma Santíssima Trindade, que eles rejeitaram. Eles argumentaram, em vez disso, que Jesus não era Deus, mas apenas um messias humano. Isso se encaixaria com os costumes judaicos, mas menos com o cristianismo. Sem surpresa, o Evangelho dos Ebionitas foi rejeitado quando a Bíblia foi compilada. Foi considerado muito próximo do judaísmo e ultrapassado em termos de filosofia. Além disso, a maioria dos cristãos teria discordado de suas idéias sobre a Trindade. Enquanto o texto completo é perdido, seções do evangelho ainda existem, citadas nas obras de seus críticos.

O Evangelho Dos Nazarenos
Os nazarenos foram outra seita precoce do cristianismo. Eles se nomearam depois de Nazaré, o lugar da origem de Jesus. Estudiosos acreditam que o Evangelho dos Nazarenos foi escrito no século II, como muitos dos evangelhos desta lista. Como os ebionitas, os nazarenos também mantinham costumes e leis judaicas. Seu evangelho também enfatizou o judaísmo de Jesus. Curiosamente, também foi escrito em aramaico, a língua que Jesus falava. Quando a Bíblia estava sendo compilada, esse evangelho foi rejeitado por muitas das mesmas razões que o Evangelho dos ebionitas. Além disso, poucas pessoas ainda liam ou falavam aramaico na época. O grego estava se tornando a língua oficial do cristianismo. Apenas pequenas seções desse evangelho ainda existem, como trechos ou escritos nas margens de outros textos.

O Evangelho de Filipe
Como os quatro evangelhos da Bíblia, o Evangelho de Filipe afirma ter sido escrito por um dos seguidores de Jesus. Onde difere é em seu estilo e conteúdo. A maioria dos evangelhos se concentra na narrativa da vida de Jesus, mas esta é mais como um sermão ou tratado. Muitos dos conceitos e rituais cristãos levantados no livro são familiares (como o batismo), mas o autor se refere a eles como alegorias, em vez de rituais reais. Em suma, este é um dos mais complexos e difíceis de entender os evangelhos nesta lista. Este livro foi provavelmente rejeitado por várias razões. A primeira é que sua filosofia é muito diferente da que outros cristãos estavam acostumados. Partes dela nem soam como cristianismo, mas sim outras religiões do mundo antigo (como o maniqueísmo). Felizmente para os curiosos, a maior parte do texto permanece intacta e pode ser lida e estudada até hoje.

O Evangelho da Verdade
O Evangelho da Verdade foi provavelmente escrito no século II, possivelmente por um antigo filósofo cristão chamado Valentino. O nome estranho do livro sugere que ele foi escrito para corrigir idéias em outros evangelhos. No entanto, como o Evangelho de Filipe, este livro não é um verdadeiro evangelho. Não contém a vida de Jesus nem detalha seus feitos. Em vez disso, lê-se como um sermão ou um texto teológico. Este evangelho foi rejeitado por causa de seu conteúdo. A maior parte é difícil de compreender, mas o que acontece é uma mensagem muito diferente dos evangelhos canônicos. Foi criticado pela maioria dos escritores cristãos antigos por suas discrepâncias, e foi rapidamente rotulado de herético. Para os curiosos, o texto está disponível na sua quase totalidade.

O Evangelho do Salvador
Este foi um dos evangelhos recentemente descobertos. Em 1997, estudiosos americanos passaram pelos arquivos de um museu de Berlim. Entre uma pilha de manuscritos antigos, eles encontraram o que aparentemente eram fragmentos de um evangelho nunca antes visto. A maior parte do texto foi danificada, mas sobrou apenas o suficiente para ter uma noção de como era o livro completo. Como os evangelhos canônicos, este livro conta a história de Jesus, exceto que os detalhes são diferentes. Jesus faz muitas das mesmas coisas, exceto em diferentes momentos e lugares. Por exemplo, seu famoso discurso “tire esta taça de mim” acontece em um sonho e não em um jardim. O Evangelho do Salvador provavelmente foi escrito no segundo século, mas data-lo precisamente tem sido difícil devido a haver pouca menção histórica a ele. Não se sabe por que foi rejeitado, mas os estudiosos compararam o conteúdo a outros livros rejeitados.

O Evangelho da Infância de Tomé
Este evangelho é frequentemente confundido com o mais conhecido Evangelho de Tomé (que aparece mais tarde nesta lista). Não está claro quem escreveu o Evangelho da Infância de Tomé, quando, ou mesmo onde, mas os dois livros provavelmente não têm nada a ver um com o outro. O que não é um mistério é porque este livro foi escrito. Com o passar do tempo, os cristãos ficaram curiosos sobre Jesus e queriam saber mais sobre sua vida como humano. Este evangelho preenche as lacunas deixadas pelos quatro evangelhos canônicos e se concentra nos anos da infância de Jesus. Embora este livro nunca tenha sido um candidato sério a ser adicionado à Bíblia, ele permaneceu imensamente popular. Muitas das histórias contidas no livro, como um Jesus de 12 anos que vai ao Templo, permanecem na memória cristã até hoje. A maior parte do livro permanece intacta e ainda pode ser lida.

O Evangelho de Pedro
Este evangelho afirma ter sido escrito por Pedro, amigo íntimo de Jesus e discípulo. No entanto, este não é o caso. Por um lado, foi escrito pelo menos um século depois de Pedro ter vivido. Ele também usa todos os quatro Evangelhos canônicos como fontes. O texto foi descoberto em um túmulo egípcio no século XIX. Os estudiosos acham que pode ter sido popular por um tempo, mas depois caiu em desgraça. Muitos dos ensinamentos do texto tornaram-se antiquados e heréticos. Por exemplo, alega que Jesus não sofreu na cruz. Como a maioria dos evangelhos nesta lista, apenas um texto incompleto permanece. Felizmente, o que resta é bastante interessante. O Evangelho de Pedro contém uma cena comum em que Jesus sobe ao céu. Exceto neste livro, dois anjos gigantes que estão mais altos que o céu o apoiam ao longo do caminho. Há também uma cruz falante que fala para o público e depois conversa com uma voz dos céus.

O Evangelho de Tomé
O Evangelho de Tomé é o evangelho mais conhecido não encontrado na Bíblia. O livro provavelmente foi escrito no primeiro ou no segundo século, mas foi perdido durante a maior parte da história. Foi redescoberto por acidente em 1945 por camponeses no Egito. Desde então, tem sido o fascínio de inúmeros pesquisadores. O Evangelho de Tomé é diferente de outros evangelhos. Em vez de contar a história de Jesus, ou mesmo ser escrito como um sermão, ele contém seus ditos. Exceto, a maioria desses ditos não estão na Bíblia. Alguns deles são enigmáticos e até contradizem os dizeres encontrados nos Evangelhos oficiais. Algumas seções até pintam Jesus como um deus, mas não como um humano. Os estudiosos acreditam que esta foi uma das principais razões pelas quais o livro foi rejeitado. No entanto, é bem possível que o Evangelho de Tomé tenha sido popular durante grande parte do cristianismo primitivo. Para os interessados, uma cópia quase completa do texto ainda existe.

O Evangelho De Maria Madalena
O Evangelho de Maria Madalena foi um dos mais importantes e controversos evangelhos a serem descobertos. Um estudioso alemão comprou no Cairo no século 19 de um colecionador de antiguidades. Ninguém realmente sabia que existia até então. A razão pela qual este evangelho é uma descoberta tão importante tem a ver com o seu conteúdo. Como muitos evangelhos, narra a história da vida de Jesus, mas esta também se concentra em seus seguidores mais próximos. No entanto, em vez de se concentrar nos 12 discípulos que a maioria dos cristãos sabe, coloca Maria Madalena no centro da história. Em vez de descrevê-la como uma mulher simples e arrependida, ela é apresentada como filósofa e líder. Isso sugere que, no cristianismo primitivo, as mulheres desempenhavam um papel mais significativo do que as pessoas sabiam. Considerando que muitas denominações cristãs têm problemas com as mulheres pregando, encontrar um evangelho que diga o contrário mudaria a forma como muitas pessoas entendem as origens do cristianismo. O texto era provavelmente bastante popular no mundo antigo, mas apenas fragmentos existem hoje.

O Evangelho De Judas
O Evangelho de Judas é o único evangelho mais controverso a ser descoberto. O texto foi provavelmente escrito no quarto século e foi então perdido até o século 20. Onde a maioria dos evangelhos tem o nome de um dos seguidores ou discípulos de Jesus, este livro é nomeado após um de seus antagonistas. Nos Evangelhos do Novo Testamento, Judas é apresentado como o homem que traiu Jesus por 30 moedas de prata. Desde então, ele tem sido descrito como o epítome da traição e o pior amigo que um homem pode ter. Encontrar um evangelho com o nome dele parecia quase bizarro demais para ser verdade. E esse foi certamente o caso inicialmente. Quando esse evangelho foi revelado ao mundo pela primeira vez, a tradução retratou Jesus em uma luz negativa. Em vez de aparecer como protagonista, Ele parecia ser uma figura sombria e ameaçadora. Ainda mais notável, Judas, um vilão da Bíblia, é transformado no protagonista da história! O texto sugere que tudo fazia parte do plano de Jesus de ser traído, e Judas era de fato um herói. Em essência, muitas das passagens deste livro desafiaram os fundamentos da fé cristã. No entanto, o texto já foi retraduzido e a maioria dos detalhes parece extrema e estranha. Notavelmente, Judas ainda traiu Jesus, mas ele não é mais considerado o herói da história. No entanto, quem escreveu este texto foi crítico do cristianismo mainstream, e não tinha chance de entrar na Bíblia. Partes do texto podem ser lidas hoje, mas grande parte do conteúdo foi perdida.

0 comentários:

"Nós nascemos sozinhos, vivemos sozinhos, morremos sozinhos. Somente através do amor e da amizade podemos criar a ilusão por um momento que não estamos sozinhos."

Orson Wells


Fenix

Fenix

Resolutions for life

Resolutions for life

Fale comigo

Meus textos no Me, Myself and I

"Para obter algo que você nunca teve, precisa fazer algo que nunca fez".

"Quando Deus tira algo de você, Ele não está punindo-o, mas apenas abrindo suas mãos para receber algo melhor".

"A Vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não possa protegê-lo".

"Boas meninas vão para o céu.

"Boas meninas vão para o céu.
As más vão para qualquer lugar" H.G.Brown

Beijo BEM DADO!

Beijo BEM DADO!
13 de Abril - Dia do Beijo!

Pervert


Mulher Maravilha

Mulher Maravilha

Visualizações de páginas da semana passada


Robert Pattinson Ai Meu Deus!

Robert Pattinson Ai Meu Deus!
Niver: 13/05

Addicted

Addicted

FREEDOM

FREEDOM
passarinho na gaiola não canta, lamenta.

Yes, I do

Yes, I do

Bruninho bonitinho...

Bruninho bonitinho,
Se vovozinho pegar
Você dormindo no

Meu sofazinho gostosinho,
Vai cortar seu pir*zinho!

TOMA! ! ! ! !


VINGANÇA!!!!!

Seja antes de tudo Humano...

Seja antes de tudo Humano...
Com seu próximo!

Coments...

Coments...

Janelândia

Janelândia
De volta

Seguidores


Eu Bloggo! Desde 15/01/08

Eu Bloggo! Desde 15/01/08
TU BLOGAS?

Avise, deixe BEM claro!

Avise, deixe BEM claro!

Memento, Homo, Quiá Pulvis Es Et In Pulverem Reverteris.

“Lembra-te, ó homem, de que és pó e ao pó hás de voltar”.