Facilitando a vida... Bordando com hidrocor lavável...

Técnica que eu vi no blog de minha amiga Dan Nunes que gentilmente autorizou seu uso aqui.

1°. Devemos reunir os materiais essenciais:
*Etamine (pode utilizar as sobras que "não servem pra nada");
*Motivo escolhido;
*Linhas pra bordar nas cores escolhidas;
*Cola branca(escolar)ou termolina leitosa ou verniz cristal);
*Pincel largo;
*Tesoura (sem ser a que você usa para bordar).

Obs: Hidrocor Lavável Faber-Castell opcional (ou "canetinhas" para bordar - não use canetas para tecido porque a tinta não sai após lavar e se você errar, ficará manchado)
Modo de Fazer:

Desde que minha querida Amiga Heloísa Carvalho passou a técnica do pingado, não abro mão dessa facilidade. Sou eternamente grata à minha mestre nessa arte e tenho certeza de que foi o compartilhar de coração!!! Ajudou e continua ajudando várias amigas também, viu Helô?! Que Deus continue abençoando você e seu lar!!!!

Voltando ao assunto....
Os materiais essenciais já são nossos conhecidos do dia-a-dia e quem não possui o hidrocor que só serve o LAVÁVEL, poderá fazer do mesmo jeito, só que levará mais tempo com a contagem e marcação dos pontos. Quem está pensando em comprar o hidrocor, não precisa comprar 24 cores e, de acordo com minha mestre, pra pingar no tecido não precisamos seguir a risca a chave de cores do motivo.
A técnica do pingado não é algo difícil e nem "coisa de outro mundo", facilita nossa vida porque não precisamos contar e nem recontar as distâncias e o local exato onde o motivo ficará. Basta apenas fazer as marcações como de costume, "pingar" os pontinhos no tecido e em seguida bordar. Caso você erre quando for pingar, é só usar outra cor diferente pra consertar e ao deixar na água por uns 5 minutos (ou mais minutos com trocas de água) toda tinta sairá fácil-fácil. Viram? É coisa desse mundo!

Depois de "pingar" o motivo no tecido (não precisa de nenhum papel especial) borde os motivos com as cores escolhidas (podem observar que não uso as indicadas na chave de cores). Após bordar, deixe numa vasilha com água (não precisa ser muita água, use o suficiente para cobrir o motivo por uns 5 minutos...nada de usar meio balde de água pra poucas coisas, o planeta Terra agradece!!!).
Depois do tempo estimado e que seu tecido não apresente manchas de tinta, retire o excesso da água sem espremer o trabalho e leve para enxugar no "varal" ou "corda", mas aqui chamamos de "arame"(cada região com suas manias). Aconselho depois de enxuto, que vocês passem a ferro pelo lado avesso para tirar as possíveis "quebras" ou "marcas" que ficam e comprometem nosso trabalho. Observem que bordei toda a faixa que para muitos, não serve mais. Quem não possui muita experiência, vai como dica passar cola mas extremidades do pano para não desfiar.

Em seguida, passe cola branca ou termolina leitosa ou verniz nos 2 lados (aconselho cola branca por ser de fácil acesso, já que o verniz precisará de solvente para retirar o excesso do pincel - coisa que muita gente esquece de fazer após utilizá-lo e a cola é bem mais fácil sair se mergulhar o pincel em um pouco de água até que amoleça totalmente e desgrude com facilidade ao puxá-la).
Obs: Ao passar cola, deixe seu trabalho numa superfície lisa e que não solte a cor ao contato com a cola que estará no tecido. Por isso não use livros, jornais ou revistas como apoio para secar ao utilizar a cola. Caso queira utilizar, lembre-se de cobrí-los com plástico e só em seguida, colocar seu trabalho. Leve ao sol para que o trabalho enxugue e fique durinho. Não se preocupe que a cola (ou termolina) ao secar, ficará transparente.

Depois de totalmente seco, use a tesoura para cortar. Preste bastante atenção para não cortar rente ao ponto atrás. Observe que cortei com um quadradinho de sobra e não comprometi o trabalho. Fácil não? Para fazer ímãs e clips use o mesmo método, basta colar com Super-Bonder o ímã ou o clips no verso do trabalho. Ninguém vai dar a desculpa de que não faz por não possui tela.
Gostaram? Espero que sim!!!!

Para mais dicas e gráficos, vá no blog da Dan. É recheado!!!!!
Ah! Ela aceita encomendas!!!

http://dannunes.blogspot.com/

Essa é a minha experiência. Eu usei um bordado que já tinha feito há algum tempo e só passei a termolina, fiz os furos, coloquei ilhoses e prendi no porta pregadores. Eu gostei. E vocês?

Bjs!!!


Ah! Dica da Jana para a Dan e para nós também! Economizando nas canetinhas!!!!

"Oi Dan, eu sempre visito o seu blog e acho o máximo, mas só hoje estou comentando... Essa técnica de pintar o tecido antes de bordar eu já uso há algum tempo e já fiz várias experiências com marcas de canetinhas e a maioria não sai na água, mas a marca que eu uso é mais baratinha do que a faber castel. É a Neo pen da compactor e ela também sai com muita facilidade ao molhar o tecido. Deixo a dica até mesmo por uma questão financeira, ela custa aqui no estado do RJ por volta de R$ 5,00 a embalagem com 12 cores, quem não puder comprar uma, compre a outra. Beijos Jana"

3 comentários:

**Lih** disse...

Olá, vim retribuir a visita, gostei do seu blog, bem diferente.

Beijinhos!!!

Jane Tamburro disse...

Obrigada Li!
Eu gosto dele. É bem eclético! Seja bem vinda, apareça sempre!!!
Bjs

Unknown disse...

A côr da letra e do fundo difícil a leitura

"Nós nascemos sozinhos, vivemos sozinhos, morremos sozinhos. Somente através do amor e da amizade podemos criar a ilusão por um momento que não estamos sozinhos."

Orson Wells


Fenix

Fenix

Resolutions for life

Resolutions for life

Fale comigo

Meus textos no Me, Myself and I

"Para obter algo que você nunca teve, precisa fazer algo que nunca fez".

"Quando Deus tira algo de você, Ele não está punindo-o, mas apenas abrindo suas mãos para receber algo melhor".

"A Vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não possa protegê-lo".

"Boas meninas vão para o céu.

"Boas meninas vão para o céu.
As más vão para qualquer lugar" H.G.Brown

Beijo BEM DADO!

Beijo BEM DADO!
13 de Abril - Dia do Beijo!

Pervert


Mulher Maravilha

Mulher Maravilha

Visualizações de páginas da semana passada


Robert Pattinson Ai Meu Deus!

Robert Pattinson Ai Meu Deus!
Niver: 13/05

Addicted

Addicted

FREEDOM

FREEDOM
passarinho na gaiola não canta, lamenta.

Yes, I do

Yes, I do

Bruninho bonitinho...

Bruninho bonitinho,
Se vovozinho pegar
Você dormindo no

Meu sofazinho gostosinho,
Vai cortar seu pir*zinho!

TOMA! ! ! ! !


VINGANÇA!!!!!

Seja antes de tudo Humano...

Seja antes de tudo Humano...
Com seu próximo!

Coments...

Coments...

Janelândia

Janelândia
De volta

Seguidores


Eu Bloggo! Desde 15/01/08

Eu Bloggo! Desde 15/01/08
TU BLOGAS?

Avise, deixe BEM claro!

Avise, deixe BEM claro!

Memento, Homo, Quiá Pulvis Es Et In Pulverem Reverteris.

“Lembra-te, ó homem, de que és pó e ao pó hás de voltar”.