Marina Bychkova - Enchanted Doll

Marina Bychkova



Enchanted Doll


Para falar a verdade, não me lembro da primeira vez que vi o trabalho de Marina, mas lembro quais foram as bonecas e forte impressão que tive. Foi o par Snow White e o Príncipe Encantado. Fiquei impressionada com a delicadeza das bonecas e a atenção milimétrica aos detalhes. As bonecas são feitas de porcelana e as suas juntas são revestidas de couro por dentro por causa do atrito na porcelana. Pintadas a mão pela artista com técnica chinesa, Marina está fazendo muito sucesso no exterior. Participando de várias exposições em vários países. Recentemente ela lançou um novo “case” (embalagem) para o envio das bonecas que são três tipos lindos de latas com espuma por dentro para proteger as mesmas em suas viagens. Lançou um novo logo com as latas e agora resolveu investir em uma linha de bonecas de resina. Que mesmo de altíssima qualidade, acredito que irá baratear sua linha e difundir os produtos.

As de porcelana são feitas a mão por Marina, peça por peça, pintadas, montadas e vestidas. As perucas são colocadas e se necessário for são feitos elaborados penteados como este ao lado que leva três dias para ficar pronto (cada uma das bonecas). Os adereços de cabeça e os sapatos são esculpidos a mão em cera nas bonecas para terem um caimento perfeito e depois fundido, na sua maioria em cobre. Alguns adereços de cabeça levam banho do ouro 24k e pedras preciosas e semi-preciosas. Os vestidos são outras
obras de arte que fecham com chave de ouro o conjunto das bonecas. Não são brinquedos. São bonecas para ver, tocar com cuidado e admirar o belíssimo trabalho artesanal que ainda pode ser feito quando se tem talento.

O último lançamento de Marina é a boneca Surviving. Em homenagem as bravas mulheres sobreviventes do câncer de mamas. É uma boneca que causa um fortíssimo impacto das outras mas sem perder a linha de Marina jamais. Marina não tem pudores com relação a sua arte. A boneca ‘Anna Karenina, sobreviveu ao trem’, tem como pintura corporal partes que talvez tivessem sido substituídas por próteses.

Repare na cor cadavérica que Snow White tem há inclusive manchas negras de um possível início de decomposição. A diferença da cor saudável do Príncipe é visível! Snow White está morta! É um cadáver em um caixão de vidro e metal. A
Bride (noiva de Frankstein) tem claramente a cicatriz da autópsia feita no cadáver que se tornou a ‘noiva’ após a carga elétrica e tem até uma boneca hermafrodita.

Marina Bychkova nasceu na Rússia, mas, vive no Canadá desde os 14 anos de idade. Desde nova dedicou-se à criação de pequenos modelos articulados, concebidos em diversos materiais, que foram se ajustando até a perfeição das Enchanted Dolls.

Ano passado ela teve a primeira boneca vendida no E-Bay. Foi uma Lolita. As bonecas variam de 30 a 40 centímetros e são perfeitas em todos os detalhes. Há uma, em estilo japonês, que Marina fez questão de deixar os pés deformados, apertados como eram há 50 anos atrás no país e inclusive fez sapatos para tal deformidade, como mostro na foto abaixo.

“A minha necessidade de trabalhar com bonecos tornou-se evidente quando eu tinha seis anos de idade. Quando era criança, tornei-me dolorosamente consciente da mediocridade das bonecas produzidas em massa. Essa frustração, juntamente com a minha sensibilidade, inspirou-me a criar as minhas próprias bonecas, adaptadas ao meu conceito de beleza feminina. Um ponto de particular interesse para mim foi, não só a articulação da vida com o corpo, mas também o equilíbrio entre a forma delicada e a extraordinária função de uma boneca. No início eu só queria ter brinquedos para brincar, mas, progressivamente, o meu desejo de construir bonecas deu lugar à paixão do ato de as fazer e, quando tinha dez anos, o pretexto já não era a brincadeira. O processo de concepção tornou-se então desafiador e a construção dos modelos passou a ser para mim o mais intrigante e divertido de todos os jogos.” (Marina Bychkova)

Espero que Marina mantenha-se fiel ao seu estilo mesmo com a modernidade da resina batendo em sua porta.

Texto: Janette Tamburro. :(:


Snow White está morta!




Anna Karenina


Surviving




Cinderela








Lolita e acessórios


Lotus e seus pés deformados

Sapato original










Acessórios



Beauty and the beast, or the Stockholm syndrome in fairy tales


New case






0 comentários:

"Nós nascemos sozinhos, vivemos sozinhos, morremos sozinhos. Somente através do amor e da amizade podemos criar a ilusão por um momento que não estamos sozinhos."

Orson Wells


Fenix

Fenix

Resolutions for life

Resolutions for life

Fale comigo

Meus textos no Me, Myself and I

"Para obter algo que você nunca teve, precisa fazer algo que nunca fez".

"Quando Deus tira algo de você, Ele não está punindo-o, mas apenas abrindo suas mãos para receber algo melhor".

"A Vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não possa protegê-lo".

"Boas meninas vão para o céu.

"Boas meninas vão para o céu.
As más vão para qualquer lugar" H.G.Brown

Beijo BEM DADO!

Beijo BEM DADO!
13 de Abril - Dia do Beijo!

Pervert


Mulher Maravilha

Mulher Maravilha

Visualizações de páginas da semana passada


Robert Pattinson Ai Meu Deus!

Robert Pattinson Ai Meu Deus!
Niver: 13/05

Addicted

Addicted

FREEDOM

FREEDOM
passarinho na gaiola não canta, lamenta.

Yes, I do

Yes, I do

Bruninho bonitinho...

Bruninho bonitinho,
Se vovozinho pegar
Você dormindo no

Meu sofazinho gostosinho,
Vai cortar seu pir*zinho!

TOMA! ! ! ! !


VINGANÇA!!!!!

Seja antes de tudo Humano...

Seja antes de tudo Humano...
Com seu próximo!

Coments...

Coments...

Janelândia

Janelândia
De volta

Seguidores


Eu Bloggo! Desde 15/01/08

Eu Bloggo! Desde 15/01/08
TU BLOGAS?

Avise, deixe BEM claro!

Avise, deixe BEM claro!

Memento, Homo, Quiá Pulvis Es Et In Pulverem Reverteris.

“Lembra-te, ó homem, de que és pó e ao pó hás de voltar”.